Na prática clínica com crianças, por vezes, os profissionais deparam-se com dificuldade em aplicar os seus conhecimentos teóricos, nomeadamente porque a criança brinca na consulta, e surge a necessidade da sua tradução simbólica, para que haja um verdadeiro trabalho terapêutico e não apenas lúdico.
Nesta formação teremos um grupo pequeno de formandos e investimos na experiência vivencial a partir de role-plays de consultas de psicologia com crianças, de modo a aprimorar a prática de intervenção de todos.
Objectivos Gerais
Dotar os formandos de conhecimentos ao nível das teorias dinâmicas do brincar, em particular na sua contribuição para o desenvolvimento geral da criança. Conhecer, caracterizar e treinar os aspectos fundamentais para a realização do ludodiagnóstico e da ludoterapia, bem como da relação com todos os seus intervenientes (pais, criança e restantes educadores).
Objectivos Específicos
No final da formação, os formandos deverão ser capazes de:
1 - Compreender e descrever o conceito do brincar através das teorias dinâmicas, nomeadamente a winnicotiana;
2 - Distinguir os conceitos de brincadeira e educação;
3 - Especificar as contribuições do brincar no desenvolvimento geral da criança;
4 - Caracterizar o setting psicoterapêutico em ludoterapia;
5 - Planear um espaço psicoterapêutico em ludoterapia, de acordo com os principais parâmetros inerentes ao setting clínico;
6 - Descrever a influência da linguagem não-verbal na relação psicoterapêutica em ludoterapia;
7 - Aplicar os parâmetros da linguagem não-verbal em situações simuladas;
8 - Analisar a comunicação não-verbal em situações simuladas, a partir de parâmetros auto e hetero-referenciados;
9 - Modificar a comunicação não-verbal desajustada na relação psicoterapêutica em ludoterapia, em situações simuladas;
10 - Definir o ludodiagnósticos como forma de avaliação psicológica da criança;
11 - Utilizar o ludodiagnóstico na avaliação psicológica de uma criança, em situações simuladas;
12 - Caracterizar os conteúdos manifestos e latentes das brincadeiras em ludoterapia;
13 - Realizar dinâmicas de ludoterapia, em situações simuladas, com base nos parâmetros aprendidos, nomeadamente a comunicação verbal, não-verbal, e os conteúdos manifestos e latentes das brincadeiras;
14 - Analisar as dinâmicas de ludoterapia em situações simuladas, a partir de parâmetros auto e hetero-referenciados;
15 - Modificar o comportamento em situações simuladas, de forma ajustada aos parâmetros fundamentais da ludoterapia;
16 - Identificar métodos de intervenção em ludoterapia, nomeadamente a mala de ludo, a mala das emoções e a caixa de areia;
17 - Realizar dinâmicas de ludoterapia, em situações simuladas, com base em diferentes métodos de intervenção, nomeadamente a mala de ludo, a mala das emoções e a caixa de areia;
18 - Analisar a pertinência de cada método de ludoterapia, em função das necessidades psicoterapêuticas da criança;
19 - Reconhecer e descrever o papel dos pais nos processos de intervenção em ludoterapia;
20 - Empregar uma linguagem acessível aos pais, que traduza os parâmetros psicológicos psicodinâmicos dos filhos;
21 - Conceber metáforas e analogias que traduzam diversos parâmetros psicológicos e de personalidade, a utilizar no diálogo com os pais.
Gestão da Formação
 | Patrícia Roseiro | Psicóloga Clínica, Formadora profissional certificada pelo IEFP | Curriculum Vitae |
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Destinatários
Psicólogos e Psicólogos Júniores;
Estudantes de Psicologia
Número de Formandos por turma
8 formandos
Os grupos têm um formato reduzido, de modo a promover e facilitar a discussão e partilha entre todos, assim como a qualidade da componente prática, nomeadamente nos estudos de caso e nos role-plays
Local
Online
Presencial (Lisboa ou Sintra) - sessões para role-plays
Datas
08 de Fevereiro a 31 de Maio de 2025
Datas - online:
Fevereiro: 08, 15, 22
Março: 01, 08, 22, 29
Abril: 05, 12
Maio: 17, 31
Datas - presencial:
Maio: 10, 24 (manhã e tarde)
Horário
Online: Sábados, das 10h00 às 13h00
Presencial: 2 Sábados das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30
Duração
45h
Certificado
No final da formação, o formando receberá um certificado de participação.
A entrega do certificado fica condicionada à presença no mínimo em 90% das sessões.
Preço
Total = 370€
Formas de pagamento:
- Pronto pagamento: 333.00€ (redução 10%);
- Prestações: 70,00€ inscrição (Janeiro) + 4x75,00€ (Fevereiro a Maio, até ao dia 8 de cada mês)
- Redução formandos Dialógicos = redução 5% (não cumulativo);
- Redução traz um colega = redução 10% cada (não cumulativo)
Contactos
dialogicos.lda@dialogicos.pt
938 451 944