Sexualidades, encontros nem sempre fáceis.
Pedir ajuda facilita o caminho!
A sexualidade é uma das áreas mais importantes da vida do indivíduo. Consequentemente, quando a sexualidade da pessoa está comprometida, poderá promover problemas ao nível relacional, emocional e no bem-estar do indivíduo.
De facto, a sexualidade é a forma mais íntima de comunicação que existe no casal e, quando esta começa a deteriorar-se, a relação do casal é afectada de forma generalizada, podendo conduzir ao divórcio.
As dificuldades sexuais são frequentes, podendo ser a origem de um conjunto de problemas que causam mal-estar, quer no indivíduo quer ao nível relacional.
De igual forma, a sexualidade da pessoa poderá ser negativamente afectada por um conjunto de factores, que poderão contribuir para o aparecimento ou agravamento das Disfunções Sexuais (e.g. disfunção eréctil, ejaculação prematura, falta ou diminuição do desejo sexual, anorgasmia, dor no acto sexual), tais como: existência de uma má relação interpessoal com o/a parceiro/a ou problemas na mesma (e.g. problemas de comunicação), stress, ansiedade, insegurança e baixa auto-estima, mitos e falta de informação, falta de confiança e insegurança na vivência da sexualidade, comportamentos/actividades sexuais e/ou fantasias que promovam mal-estar, atitudes e sentimentos negativos acerca da sexualidade e suas consequências e outros factores que causam insatisfação sexual.
Apesar de muitos destes problemas poderem ser melhorados e/ou resolvidos, ainda existe dificuldade em procurar-se ajuda especializada nesta área, promovendo a vivência do problema sexual e dificultando a solução do mesmo.
Como tal, é importante que procure ajuda especializada, de forma a melhorar a sua satisfação sexual, bem como a sua qualidade de vida.